💸Quer estabilidade financeira para toda vida?

Comece outubro com o pé direito, venha aprender a fazer seu dinheiro render

Oii, profissional de medicina!!

Vamos começar o mês de Outubro com chave de ouro? 🔑

A cada novo mês temos a oportunidade de aprender com os nossos erros e buscar formas de evoluir em todos os aspectos da vida. Temos também a chance de se planejar para o futuro, para ganhar mais dinheiro. Você agora deve estar se perguntando: como fazer isso? A resposta é simples: INVESTINDO. 💰😎

"Mas eu não sei por onde começar", "é difícil", "tenho medo de ter mais prejuízo que lucro"... FUJA dessas expressões. A gente garante: VOCÊ PODE ARRASAR NO MUNDO DOS INVESTIMENTOS.

No meio de todo esse caos que o país segue enfrentando, é essencial focar nas possibilidades de melhorar sua condição e qualidade de vida (até porque ninguém merece viver sempre se matando de trabalhar, com a agenda socada de plantões para cumprir).

Por isso, a Sanar quer te ajudar a se juntar aos mais de 40% dos brasileiros que fazem o dinheiro render. Esse dado é fruto do estudo Raio X do Investidor de 2020 do ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Que tal aprender um pouco sobre isso?

O que preciso saber para começar a investir?

Antes de qualquer coisa, você precisa colocar na sua cabeça que existem muitas formas de investir. Tem das opções mais acessíveis às mais sofisticadas. Confira cinco passos importantes para começar a investir:

👀Passo 1- Defina seus objetivos: adquirir um bem no futuro? Garantir a aposentadoria? Saber qual é objetivo vai te direcionar a encontrar a melhor opção de investimento para você dentro do prazo que você almeja alcançá-lo.

Passo 2- Entenda sobre os horizontes temporais: com seu objetivo estabelecido, você vai se deparar com três "categorias" temporais de investimento (de grosso modo, tempo que você vai ter acesso ao dinheiro). E para cada categoria existem recomendações de aplicações diferentes.

Confira quais são as categorias e indicações:

- Curto prazo (de até 1 ano): o foco aqui são as aplicações com liquidez diária e baixo risco. Afinal, os objetivos estão mais ligados a se ter uma reserva de emergência. O clássico "deu ruim, eu preciso de grana agora".

  • Quais objetivos entram aqui? ter uma grana para situações inesperadas, uma viagem de fim de ano

  • Quais opções? Tesouro direto.

- Médio prazo (de 1 a 5 anos): não tem tanto foco na liquidez diária, pois você não planeja ter retorno imediato. Aqui o foco é apostar em um investimento de baixo risco, alta liquidez e máxima rentabilidade possível.

  • Quais objetivos entram aqui? um carro novo, as férias dos sonhos, um produto eletrônico de preço elevado, etc.

  • Quais opções? Tesouro direto, CDB (certificados de depósito bancário), Letras de Crédito (LCI e LCA) e fundos multimercados.

- Longo prazo (superior a 5 anos): o investidor pode focar em ativos mais longos e com maior volatilidade (maior risco). Como você não quer retirar logo, você consegue diversificar a carteira de investimentos. Além disso, com o dinheiro aplicado em um tempo maior, a tendência é que ele tenha uma maior rentabilidade.

  • Quais objetivos entram aqui? compra da casa própria, ter uma boa aposentadoria, morar fora do país, entre outros objetivos que não se alcançam da noite para o dia.

  • Quais opções? previdência privada, letras de crédito (LCI e LCA), fundos imobiliários, criptomoedas, fundo de ações, etc.

Observação: citamos algumas opções, mas nada no mundo dos investimentos precisa ser uma verdade absoluta e universal. As decisões sobre quais aplicações fazer dependem de vários fatores.

💲 Passo 4 - Estabeleça o valor mensal que pretende investir: você precisa estabelecer o quanto vai se dispor a aplicar em produtos financeiros e colocar esse valor em seu orçamento mensal.

🧐 Passo 5 - Descubra o seu perfil de investidor: existem três tipos de perfis - conversador, moderado e agressivo ou arrojado. Para estabelecer qual é o perfil do investidor, são levados em conta quatro aspectos:

  • Tolerância ao risco dos investimentos;

  • Situação financeira atual, ou seja, quanto ele já tem investido;

  • Conhecimento sobre o mercado financeiro e investimentos em geral;

  • Objetivos que serão alcançados com os investimentos.

Esses aspectos são avaliados através de diferentes perguntas sobre sua personalidade. As instituições financeiras oferecem muito bem esse serviço de análise de perfil. Através da aplicação de um questionário e, em sequência, um processo de suitability (checagem de quais produtos e operações se adequam ao perfil).

Observação: o perfil não é estático. Objetivos, situação financeira e nível de conhecimento são coisas mutáveis.

📈 Passo 6 - Adquira conhecimento sobre investimentos: pesquise sobre o assunto, sobre o seu perfil de investidor, sobre as opções que a instituição financeira vai te apresentar. Busque conhecer mais sobre investimento e sobre você mesmo nesse processo. Só assim você vai conseguir ter uma boa carteira de investimentos (de forma prática, isso significa a união de todas as aplicações que você escolheu para fazer seu dinheiro render).

👩‍💻 Passo 7: Coloque a mão na massa: abra uma conta em uma corretora de valores. Elas são as instituições financeiras autorizadas a receber as ordens de compra ou de venda de ações dos clientes e executar as operações na bolsa de valores. Além disso, as corretoras também oferecem outras opções.

As corretoras são especializadas em investimentos e funcionam como um verdadeiro "shopping center" financeiro, onde você encontra os produtos que elas administram e tem acesso aos produtos de outras instituições financeiras. Outro ponto vantajoso de buscar uma corretora é o acesso a profissionais bem preparados sobre o assunto.

🏆DICA DE OURO: para escolher sua corretora, avalie o valor das taxas de corretagem, a facilidade de uso dos sistemas de negociação, como são as orientações sobre investimentos... e todos os aspectos que possam garantir que suas expectativas estarão atendidas.

VEJA MAIS ORIENTAÇÕES

Dicas de investimentos para médicos

A Sanar Up está desenvolvendo uma série de conteúdos para ampliar seus conhecimentos sobre investimentos e ajudá-lo a tomar as melhores decisões.

Você pode aprender sobre o quanto de dinheiro precisa guardar de cada plantão para investir, quais são as melhores opções de investimentos para médicos, como não cair em golpes financeiros e muito mais. Vem aprender com a gente:

O seu sucesso é o nosso!


A Sanar quer te auxiliar em todos os momentos da sua carreira e ajudá-lo até uma vida cada vez mais tranquila.

Bom fim de semana 😎