A Revista Sanar chegou! Tudo que você precisa saber sobre a Covid-19 em um só lugar

O principal objetivo do material é manter os profissionais e estudantes de medicina atualizados

Olá, profissional de medicina!

Como tem passado a semana? Esperamos que esteja tudo fluindo muito bem. 

Hoje, além de te abastecer com conteúdos riquíssimos, nós trazemos uma novidade especial para você. A Revista Sanar acabou de ser lançada e você pode adquiri-la gratuitamente agora. 

A revista é uma oportunidade única de aprender tudo que você precisa sobre a Covid-19. Estudos sobre as variantes, as vacinas, as síndromes do pós-covid, associação com outras doenças e muito mais.

Para ter acesso ao material, é só se inscrever no Sanarcon 2021 através do site oficial do evento (sanarcon.sanarmed.com). O congresso, que é gratuito e acontece no dia 18 de setembro, terá como tema principal “A Vacinação no Brasil: desafios, impacto e futuro”.

Imaginamos que você esteja se perguntando se realmente precisa da revista. Por isso, o conteúdo central da newsletter desta semana é "O que se sabe sobre os efeitos prolongados da COVID-19?". O artigo é apenas um dos 19 estudos que você poderá ficar por dentro se baixar a revista. 

Para ficar bem informado (a), veja também: 

  • O fim da pandemia está próximo? Doutora em ciências explica

  • Aprenda como fazer o melhor atendimento médico para o paciente através da telemedicina

  • Otimize seus estudos para residência: três e-books que você precisa ter 

Boa leitura!

Long Covid: O que se sabe sobre os efeitos prolongados da COVID-19?

A Covid-19 atingiu milhões de pessoas ao redor do mundo. Provocou inúmeras mortes e deixou impactos significativos em pacientes recuperados de casos graves. Estudos apontam que a doença pode afetar os sistemas cardiovascular, neurológico, hematológico e gastrointestinal.

A persistência dos sintomas da doença, ou a "Long Covid", como vem sendo chamada, está sendo acompanhada pelos estudiosos. E, segundo a OMS, aproximadamente 10% de todos os pacientes com teste positivo para COVID-19 persistem com sintomas por um período de 12 semanas ou mais. 

Os principais sintomas que persistem são dispneia, tosse, fadiga, dor torácica, síndromes ortostáticas, palpitações, dentre vários outros de uma ampla gama de alterações. 

Para atuar em casos de Long Covid, é indicada a estratégia de avaliação holística e multidisciplinar. 

Saber mais

O fim da pandemia está próximo? Doutora em ciências explica

Há esperanças para alcançarmos o fim da pandemia da Covid-19 em breve. Isso se deve aos resultados promissores da aplicação da terceira dose da vacina em Israel. A doutora em ciências Camila Romano categoriza o país como um exemplo de sucesso.

O país localizado no Oriente Médio, vem apresentando uma notável queda nas taxas de internações e mortes causadas pela Covid-19. Israel tem pouco mais de nove milhões de habitantes.

Os dados de melhora estão sendo atribuídos ao avanço da campanha de vacinação. Atualmente, mais de dois milhões de cidadãos já tomaram a terceira dose no país. Em Israel, qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber o reforço vacinal. 

Ver a análise completa da doutora

Aprenda como fazer o melhor atendimento médico usando telemedicina

A pandemia trouxe várias mudanças para a área de saúde. Entre elas: a presença constante da telemedicina no cotidiano médico.

Para que você consiga oferecer um atendimento de excelência, o novo episódio da série Médico Prime, publicada no YouTube da Sanar, reuniu algumas dicas essenciais sobre a realização das teletriagem, teleconsultas e telemonitoramentos. Confira: 

Como se preparar da melhor forma para prova de residência 

Vai fazer prova de residência este ano? Para que você alcance a maior nota na prova, é importante incluir a realização e análise de questões na rotina de estudos. Para te ajudar nesta missão, a Sanar disponibilizou três e-books gratuitos sobre questões. São eles: 

- Questões de 2021 das maiores instituição de RM de SP

- Como a Covid-19 foi cobrada nas provas de residência médica 2020/2021?

- 15 questões discursivas dos principais concursos de Residência Médica e Revalida do país 

Para baixar, é só acessar o site da campanha "Se é prova, a gente aprova".

A campanha também disponibiliza outras opções de estudo gratuitas - e-books, minicursos e mentoria. Isso mesmo, você pode ter um professor da Sanar como mentor sem pagar absolutamente nada. Os nossos mestres estão preparados para te enviar conteúdos, fazer aulas ao vivo e tirar todas as suas dúvidas. 

Incrível né?! Permita que a gente facilite a sua jornada até a aprovação. Estude com a Sanar!

A Sanar News é feita exclusivamente para você!

Como foi a leitura? Esperamos que tenha curtido os conteúdos. Aproveita para compartilhar a newsletter com os amigos, colegas e outras pessoas interessadas nos temas. Vamos juntos ampliar as discussões relevantes para área médica. Qualquer feedback, não deixe de falar com a gente.

Até mais!